Buscar

Meteorologia

Começa temporada de tornados nos EUA

por Prof. Dr. Ruibran dos Reis

Os tornados se formam com maior frequência na região central dos Estados Unidos. A área é o ponto de encontro do ar quente, proveniente da superfície do Golfo do México, com o ar frio que vem da região polar. Os tornados são os fenômenos mais severos da natureza. Os ventos podem atingir uma velocidade de 500 km/h.

Nos últimos anos, temse observado a ocorrência de tornados nos meses de inverno, nos Estados Unidos. O fenômeno não era comum no passado. Os tornados têm sido severos e causado dezenas de mortes.

Com o início da primavera no hemisfério norte, a quantidade de radiação solar será maior. Consequentemente, o fluxo de calor do Golfo do México torna-se mais frequente. É assim que começa a temporada de tornados nos Estados Unidos.

No ano passado, os tornados causaram centenas de mortes. E vale lembrar que os Estados Unidos têm uma das maiores redes de radares meteorológicos do mundo e os famosos caçadores de tornados.

Antigamente não se ouvia falar em tornados no Brasil. Mas, nos últimos vinte anos, o fenômeno tem ocorrido com muita frequência e em todas as regiões. O Brasil não está preparado para elaborar alertas desse tipo de desastre. Faltam técnicos especializados e, principalmente, tecnologia, como equipamentos de monitoramento em tempo real.

Vamos passar mais uma vez observando os tornados acontecerem nos Estados Unidos. E infelizmente será necessário que um tornado cause grandes prejuízos ao Brasil - inclusive com perda de vidas - para que nossos governantes tomem a decisão de criar um centro de alerta. Que Deus nos proteja!


Outros artígos

» Os céticos das mudanças climáticas » Vinhos e fim de ano » O equilibrista » Ainda sobre eleições » O vendedor e o direito do corretor de imóveis
Vox Objetiva

© 2012 Vox Objetiva e seus colaboradores. Todos os direitos reservados.
É expressamente proibida a cópia ou reprodução do conteúdo do site sem autorização.

Lazuli Studio