Buscar

Verbo

Verdades secretas de uma ex-cinderela

por Leo Pinheiro

Em entrevista exclusiva, Grazi Massafera revela que conviveu com prostitutas e quer ir à Cracolândia. Um ano e meio depois da separação de Cauã Reymond, a ex-BBB diz que deseja ter mais filhos, mas – ao que tudo indica – não sonha com casamento

Do dia 8 de junho até o final da primeira semana de julho, Grazielli Massafera emagreceu cerca de cinco quilos de seu já esbelto corpo, de 1,73 metro e 57 quilos. Vaidade? Anorexia? É melhor bater na madeira! Felizmente Grazi não está com nenhum problema de saúde. O motivo da súbita perda de peso da ex-Miss Paraná é Larissa, sua personagem na novela das 11 da Rede Globo, ‘Verdades Secretas'. Na trama do novelista Walcyr Carrasco, a atriz passará por uma profunda transformação física e, até os últimos capítulos, vai aparecer esquelética.

Exercício físico e alimentação saudável sempre foram as receitas infalíveis da ex-sister para manter um dos corpos mais desejados do Brasil. Porém, para dar vida à modelo que se envolve com o submundo da prostituição e vai acabar em uma cracolândia, a bela precisou de grandes mudanças em sua rotina diária. Ela abandonou as três sessões de musculação semanais, as corridas na areia fofa e o rígido programa de malhação para ganhar tônus. Agora ela vai à academia apenas para usar a esteira ergométrica.

No auge da beleza, a balzaquiana Grazi constrói uma carreira de sucesso, riqueza material para proporcionar à herdeira Sofia o luxo e o conforto que não desfrutou em sua infância na pequena cidade de Jacarezinho, no Paraná. Uma semana antes de completar 33 anos, ela revelou à Vox Objetiva que deseja ter mais filhos. A atriz fala sobre nudez, sexo, família, vaidade e confessa que teve privilégios de veterana dentro da atual produção em que atua. "A galera da novela toda fez um workshop que durou 40 dias. Eu não participei de nada e já comecei a gravar, então a personagem está sendo construída com a novela", diz, impudica. Seu único pudor é em relação aos assuntos do coração.

Discreta, ela não gosta de falar dos seus romances, seja do pai de sua filha, Cauã Reymond, com quem nunca chegou a se casar, seja do breve relacionamento com o também BBB 5, Alan Passos, ou dos supostos casos amorosos com o publicitário Rodrigo Lasmar, o lutador de MMA Erick Silva e o ex--judoca e apresentador de TV Flávio Canto. Questionada sobre namoro ou se tem algum romance sério à vista, Grazi se esquiva.

Então que ninguém lhe pergunte sobre casamento, que seu staff contra-ataca imediatamente: "Ela preferiu focar nas perguntas da novela", explicou a assessora de imprensa da atriz sobre a recusa de Grazi de responder se gostaria de um dia realizar uma cerimônia de matrimônio tradicional, de vestido branco, véu, grinalda e buquê...

Outro assunto-tabu durante a entrevista foi a sua relação com os atores mais experientes, que a discriminaram no início da carreira - e até hoje - por ser ex-BBB. Mesmo que muitos dentro da Globo considerem a ex-participante do reality apenas uma carismática garota-propaganda, Grazi demonstra que aprendeu um pouco do ofício de atriz e dissimula: "Sempre me senti respeitada", encerra a questão.

Sua personagem Larissa é uma modelo que se envolve com drogas e prostituição. Qual foi a sua reação quando recebeu o convite para um papel tão forte?

Fiquei muito feliz com o desafio e agradeço a confiança do Mauro Mendonça Filho e do Walcyr Carrasco. Está sendo um prazer trabalhar com eles.

Quais foram as suas primeiras impressões ao ler as falas da Larissa?

Senti que seria uma boa oportunidade de fazer algo diferente do que tinha feito até hoje. Eu sou do dia, gosto de sol, de malhar e sou otimista. A personagem é o oposto do que eu sou. Ela é da noite, de um mundo bem pesado.

Como foi a sua preparação para interpretá-la? Você fez algum tipo de laboratório para vivenciar uma modelo e prostituta de luxo viciada em crack? Teve contato com dependentes químicos e garotas de programa ou ‘experimentou a droga e a prostituição' apenas através de filmes e livros?

A galera da novela toda fez um workshop que durou 40 dias. Eu não participei de nada e já comecei a gravar. Então a personagem está sendo construída com a novela. Eu tento não criar expectativa para não me boicotar na hora de atuar. Para dar uma acalmada, tive um encontro com o Sérgio Penna, que está preparando o elenco. Estou assistindo a filmes, pesquisando na internet e conversando com outras pessoas. Também tive a oportunidade de conversar com algumas garotas de programa para compreender melhor esse universo. Quero muito visitar a Cracolândia.

Em 1961, Audrey Hepburn declarou que pensou em recusar o papel de garota de programa em ‘Bonequinha de Luxo' porque estava grávida. Você pensou duas vezes em aceitar a sua personagem em ‘Verdades Secretas' por ser mãe de uma criança ainda na primeira infância? O quanto a Sofia influencia as suas escolhas profissionais?

Ser atriz é o meu ofício. Eu empresto o meu corpo para o personagem. Quando estou em casa, sou a mãe da Sofia. As duas não se misturam. Sofia é minha motivação de vida.

As cenas de nudez e sexo lhe causam algum desconforto? Na sua opinião, qual será a reação do Seu Gilmar (pai), da Dona Cleusa (mãe), e da Sofia ao assistir à novela?

Temos uma equipe muito cuidadosa e profissional. As cenas de sexo são quase coreografadas. Conversamos muito antes das gravações e isso gera confiança e segurança em cena.

Você pensa em ter outros filhos?

Com certeza! Quero sim. Amo ser mãe!

Voltando à Larissa... Sua personagem vai passar por mudanças de fisionomia para mostrar os efeitos que as drogas psicoativas causam no corpo. Foi difícil passar por esse processo de emagrecimento? O que mudou na sua rotina alimentar e de exercícios?

Muita coisa ainda vai acontecer. A Larissa será construída ao longo da trama. Eu costumava malhar três vezes por semana e tive que deixar isso de lado por causa da personagem. Hoje em dia só vou à academia para andar na esteira e fazer exercícios mais leves. Também parei de pegar sol e de pintar o cabelo. Ainda não entrei na parte da dieta, mas normalmente eu como de tudo, sem exageros.

Até o final da novela, os maquiadores terão a tarefa (quase impossível) de deixá-la feia. O quanto isso mexe com a sua vaidade?

Isso não me abala como pessoa e me alegra como atriz. Quando existe um sentido, uma função para essa caracterização, ela é libertadora e faz todo o sentido.

E a vaidade profissional: o quanto você se considera melhor atriz do que em 2006, quando estreou em ‘Páginas da Vida'?

Posso dizer que aprendi muito nesses últimos anos e prefiro que a resposta venha do público. Ele é o termômetro do nosso trabalho.

Você acha que os atores mais experientes lhe respeitam mais agora do que quando você saiu do Big Brother?

Sempre me senti respeitada. Aprendi muito com os atores experientes. Cada novo trabalho é uma nova escola. Isso é maravilhoso.

Você procurou absorver ensinamentos desses colegas mais experientes?

Sempre!

‘Verdades Secretas' tem modelos como Yasmin Brunet e Alessandra Ambrósio estreando como atrizes. Você já conversou com elas, deu alguma dica? Qual conselho você deu para elas?

No dia a dia trocamos muito. Elas, como modelos, trouxeram as experiências vividas no mercado, e aqui aprendemos juntas a fazer televisão.

Eu sei que é clichê, mas diga: quais são as suas verdades secretas? Pode revelar ao menos uma?

Elas são segredo! (Risos)


Outras notícias

» Alerta na balança » Um ano de conquistas » A Beagá dos autores » De quem é a responsabilidade? » Precisamos falar sobre o álcool
Vox Objetiva

© 2012 Vox Objetiva e seus colaboradores. Todos os direitos reservados.
É expressamente proibida a cópia ou reprodução do conteúdo do site sem autorização.

Lazuli Studio